segunda-feira, 18 de maio de 2009

Visita ao pólo Pernambuco

São Paulo, 16 de Maio de 2009.

Na esteira do texto da Ana Lima, sobre sua visita ao pólo Portugal, aproveito este espaço para contar sobre minha ida ao pólo Pernambuco, no final da tarde do dia 08/05, e agradecer pela calorosa acolhida de todos e todas.

Essa viagem foi feita a convite do Luciano (coordenador do pólo) e sua equipe guerreira: Kiron (estagiária do pólo), Sandra (professora da Escola de Aplicação – UFPE) e Glória (agora docente na UFRPE – Garanhuns). O objetivo: participar do encontro de professores(as) formadores(as) do pólo, no dia 09/05, na Escola de Aplicação – UFPE.

Como sempre, o clima afetuoso do Nepso no (re)encontro com esses valorosos profissionais da sala de aula: Elisângelo, Maria Josethe, João, Luciaelândia, Iara... Também como sempre, trabalho e muita alegria.

Todos contaram sobre suas atividades passadas e presentes: pesquisas sobre Cobras, sobre Leitura, sobre “Pássaros em São João”, sobre Dinossauros, a continuidade da pesquisa sobre o sítio Arqueológico em Iati. Aqui um parêntese: os alunos que participaram dessa pesquisa em 2008 já terminaram seu curso de ensino médio em 2008 mas quiseram continuar a pesquisa, em 2009, como ex-alunos. MISTÉRIO: ex-alunos, já formados, querem continuar freqüentando aulas sem serem obrigados a isso? Meu feeling de pesquisadora, ainda que meio desbotado, diz que “aqui tem coisa” a ser investigada pela ciência! Professor Elisângelo, responsável por essa proeza, não quer se habilitar?

As novidades:
- o Nepso em um curso de extensão na UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) já publicado no site da universidade.

- Aula pública na Câmara de Vereadores de Garanhuns, como atividade do pólo PE na Semana de Ação Mundial pela Educação (promovida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação) com a participação de docentes e estudantes da universidade e entrevistas/matérias nas rádios e televisões locais. Brevemente estará publicado no site da Campanha.

- Luciano apresentou a proposta do Nepso em várias escolas, agregando outros municípios à rede.

Passamos a tarde planejando as oficinas de formação inicial que serão realizadas em Recife, Gravatá e Garanhuns, proximamente. Essa descentralização pretende dar conta dos novos municípios que aderiram ao Nepso.

Também navegamos no site do Instituto Paulo Montenegro (
www.ipm.org.br) e todos ficaram surpresos e felizes ao verem o registro deste encontro anunciado no calendário de atividades. Devemos essa proeza à eficiência da Carolina Nascimento que está responsável pela atualização do site no IPM. Gracias, Carol. Esperamos que todos se animem e enviem informações, atualizando o trabalho do pólo no site.

Encerramos o dia de trabalho comendo uma legítima carne de sol nordestina e às 6h40 do dia 10 eu peguei o avião de volta para São Paulo. Afinal era o domingo das mães e eu ainda continuo, e espero por muito tempo, sendo mãe e filha.

Falando em Dia das Mães, ganhei um presente muito legal que quero partilhar com vocês: o livro - A escola e a Letra. Organizadores: Flávio Aguiar, Og Dorial. São Paulo: Boitempo, 2009. Projeto Gráfico: Ricardo Ohtake.

Um trecho do prefácio: “Textos de literatura brasileira, de diferentes épocas que têm por tema ou pano de fundo a escola e os processos de ensino e aprendizagem comuns em nossa sociedade”.

São contos, crônicas, partes de romances, memórias, cenas de dramaturgia e poemas de escritores brasileiros consagrados, dos tempos pré-coloniais até os dias de hoje. Vale a pena!

P.S. Luciano, salpique umas fotos do encontro neste texto pra ele ficar tão bonito quanto o texto da Ana Lúcia.


Beijos, Marilse

3 comentários:

  1. UAU!! Nossa coordenadora, além de intergalática, agora também é cibernética!!! Ficou ótimo o relato. Dá bem a idéia da animação que anda rolando em terras pernambucanas, com este NEPSO se espalhando por todo o Estado! Bom trabalho, Luciano e equipe!

    ResponderExcluir
  2. Marilse, é sempre bom receber você aqui, pois a cada visita fica a certeza que o aprendizado é multo.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Legal, Marilse. Fiquei imaginando a carne de sol pernambucana... e também o Luciano fotografando tudo! Aliás, quando ele enviará as fotos maravilhosas que fez no Chile e aqui em caxias? Gostei tb da dica do livro. Já encomendei um. Abraços, Nilda

    ResponderExcluir